INDICADORES DE DESEMPENHO FINANCEIROS, QUALIDADE E COMPRAS PRÁTICO EM MS EXCEL

Orientar os participantes nos princípios de arquitetura corporativa para o alinhamento de compras com os negócios da organização;
Aprender a monitorar e acompanhar os indicadores de compras através de um modelo de gestão por objetivos;
ÁREA: Compras e Negociações
INSTRUTOR: DANIEL GUNAR
DESTINA-SE Compradores, analistas de negócio e demais profissionais de compras, suprimentos, Supply Chain, processos e desenvolvimento de fornecedores.
PROGRAMA
Módulo I – Elaboração dos Indicadores:
a) Fundamentos e Objetivos
b) Dados – Informações e Indicadores, qual a diferença entre eles?
c) Indicadores Financeiros – Ticket Médio, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, EBTIDA, Lucratividade.
d) Características de um bom indicador:
Pertinência dos Indicadores para a Gestão
Credibilidade do Resultado
Esforço Aceitável para a apuração do Resultado
Simplicidade na Interpretação
Simplicidade do Algorítimo de cálculo
Fonte de dados dentro de “casa”
Cálculo Automático
Possibilidade de auditar as fontes de dados internas com eficácia
Alinhado com a frequência de monitoramento
Possibilidade de auditar as fontes externas de dados com eficácia
Protegido de efeitos externos
Não gera efeitos nocivos
Possibilidade de Benchmarking
Atualizado
Possibilidade de ter uma meta
e) Indicadores de Desempenho Estratégicos
f) Indicadores de Qualidade
g) Indicadores x Produtividade e Qualidade
h) Indicadores de Efetividade
i) Indicadores de Capacidade
j) Classificação dos Indicadores
Módulo II – KPI´s (Key Perfomance Indicators) da Área de Compras
a) Estratégica e Balanced Scorecard(BSC):
Indicador Financeiro
Satisfação dos Clientes;
Processos Internos;
Aprendizado e Crescimento.
b) Indicadores de Compras:
Saving – Orçado x Comprado
Lead Time de Compra
Entrega no Prazo;
% de erro das requisições de Materiais/Serviços:
Número de requisições devolvidas de Materiais/Serviços:
Rejeição de Fornecedores no Recebimento
Rejeição de Fornecedores no Processo
Devolução por Falhas de Matéria-Prima
Parada de Produção por Falta de Material
Comparação de Estoque x Objetivo do Estoque
Desempenho de Entregas
Tempo de Processo de Pedidos
Pedidos fora do Lead Time
Preços Pagos x Preço Padrão
Aumento de Preços dos Fornecedores
Preço Pago x Preço Orçado
Custo por Pedido de Compras
Custo do Frete de Recebimento
Prazo Médio dos Pagamentos
Módulo III – Introdução ao estudo do Marketing
• As cinco Forças de Porter
• Rivalidade entre Concorrentes;
• Barreiras à Entrada de Concorrentes;
• Poder de Barganha dos Compradores;
• Poder de Barganha dos Fornecedores;
OBS.: TRAZER NOTEBOOK, LÁPIS, BORRACHA E CALCULADORA PARA ANOTAÇÕES, E CÁLCULOS À PARTE DO EXCEL.
INFORMAÇÕES GERAIS Data: a definir Carga Horária: 08 horas/aula Horário: 08h30 às 17h30 Incluso: Material Didático, Certificado, Coffee-break e Almoço. Local de Realização: PORTO ALEGRE - FEDERASUL - PALÁCIO DO COMÉRCIO Largo Visconde de Cairu, 17 - 5º andar - Centro - Porto Alegre/RS (ao Lado do Mercado Público) INVESTIMENTO: sob consulta