
» Curso Web ao vivo com Rodrigo Virgilio Martins
» INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA DECISÕES MAIS ASSERTIVAS – COM EXERCÍCIOS PRÁTICOS NO EXCEL| IA APLICADA
» PONTUAÇÃO PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CRC/CFC: EM APROVAÇÃO
Mostrar aos participantes a melhor forma de definir a expressão quantitativa do plano estratégico da empresa para no mínimo um exercício futuro, direcionando as ações e auxiliando na coordenação e implementação desse plano.
Demonstrar como através do processamento de dados constantes no sistema de informação financeiro e contábil atuais, considerando as alterações previamente discutidas, ponderadas e definidas, organizar, registrar e demonstrar os números previstos.
Instrutor: RODRIGO VIRGÍLIO
Coordenador de Consultoria | Professor | Palestrante.Consultor de Gestão formado pela PUC-SP (COGEAE) e Especialista em Controladoria pela USP/ESALQ. Atua há 30 anos como professor, palestrante e consultor empresarial, com forte atuação nas áreas de Gestão Estratégica de Custos, Gestão Financeira, Planejamento e Modelagem de Negócios, além da Estruturação de Modelos Orçamentários. Ministra treinamentos, cursos e palestras para instituições de destaque nacional. Tendo atuado em algum momento da carreira em siglas, como SEBRAE, FIESP, FIEP, ABIMAQ, SIAMFESP e INP. É autor da "Dinâmica do Mercado", ferramenta utilizada pelo SEBRAE-SP no programa Brasil Empreendedor, além de coautor do primeiro material didático desenvolvido para o projeto. Também realiza treinamentos in company e projetos de consultoria em parceria com diversas organizações por todo o Brasil.
DESTINA-SE
Contadores, Profissionais que atuam em controladoria, finanças, contabilidade, planejamento estratégico, além de gestores de todas as áreas, atuando em empresa de qualquer setor, que procurem novos conceitos e metodologias para melhorar o planejamento econômico-financeiro do negócio.
PROGRAMA
PARTE I – FUNDAMENTOS
CONCEITOS E OBJETIVOS
O que é orçamento
Orçamento e Contabilidade
Da Estratégia ao Orçamento
Responsabilidades pela condução do processo orçamentário
ABORDAGEM ORTODOXA (Tradicional)
Cultura orçamentária
Modelos de condução do processo orçamentário
Estrutura do orçamento tradicional
Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário
PARTE II – TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
NOVAS TÉCNICAS ORÇAMENTÁRIAS
BBRT – Beyond Budgeting Round Table
Rolling Budget e Forecast
Orçamento Matricial
ORÇAMENTO BASE ZERO
O que realmente significa
O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero
Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero
PARTE III- ESTRUTURAÇÃO GERAL DE UM ORÇAMENTO
INFORMAÇÕES BASE
Construção de Cenários
Premissas Gerais e Específicas
Comportamento dos custos e receitas
O ORÇAMENTO DE VENDAS E DE PRODUÇÃO
Previsão de vendas
Fatores limitantes
Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística
DEMAIS ORÇAMENTOS
Orçamento de Materiais e Estoques
Orçamento de Despesas Departamentais
Orçamento de Investimentos e Financiamentos
CONCLUSÃO DO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Orçamento de Caixa
Projeção das Demonstrações Contábeis
A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário
INFORMAÇÕES GERAIS
▸ Data: 23, 24 e 25 de setembro de 2026
▸ Horário: 09h às 13h
▸ Carga Horária: 12 horas/aula
▸ Instrutor: Rodrigo Virgilio Martins
▸ Incluso: Material Didático em PDF e Certificado.
▸ Local de Realização: WEB AO VIVO
▸ Dúvidas: Tire suas dúvidas sobre o assunto durante a transmissão
ou por 30 dias após o treinamento.
▸Investimento: Sob consulta












Comentários